Local da Missão

Belterra, Pará

Belterra é um município do Estado do Pará, pertencente à Mesorregião do Baixo Amazonas. Inicialmente, conhecida como Bela Terra, devido ao seu famoso solo fértil de 'Terra Preta’, foi cedida em 1934 pelo governo brasileiro para a Companhia Ford, para o cultivo de seringueiras na Amazônia. Passa, então, a se chamar “Belterra”, ficando conhecida como “a cidade americana no coração da Amazônia”. De 1938 a1940, Belterra viveu o seu período áureo e foi considerada maior produtor individual de seringa do mundo.

Com o surgimento da borracha sintética e o baixo custo da borracha no continente asiático, o cenário mudou. Os investimentos em Belterra perderam o sentido e a Companhia Ford desistiu do seu projeto que estava planejado para durar um século. Com isso, em 1945, Belterra foi reapossada pelo governo brasileiro, passando a fazer parte do município de Santarém. Somente em28 de dezembro de 1995, Belterra tornou-se um município. No censo de 2010,contava com uma população de 16.318 habitantes e uma estimativa em 2021 de17.944 habitantes. A taxa de mortalidade infantil média na cidade é de 22.65para 1.000 nascidos vivos. As internações devido a diarreias são de 2.2 para cada 1.000 habitantes.

O local foi escolhido por estabelecer um ponto de apoio logístico, permitindo concentrar o poder de ação da Inspirali – Ânima, a fim de desenvolver a sociedade local, membro integrante da grande diversidade que constitui a população Brasileira. A experiência enriquecedora aos estudantes de Medicina e outras áreas permitirá a formação de profissionais mais humanos e dedicados ao próximo, entendendo a diversidade da cultura e respeitando as diferenças entre os povos e os indivíduos, fazendo assim, a verdadeira transformação do mundo pelo conhecimento.

Primeira Cesariana em Belterra

Em destaque o primeiro parto com cirurgia cesariana efetuado em Belterra. Clique nas imagens para ampliar.

Clique aqui para ver mais álbuns

Dados Sobre Belterra

População Estimada

17.944 pessoas (2021)

Escolarização

96,6% - 6 a 14 anos (2010)

Mortalidade Infantil

19,1 óbitos/mil (2019)

Navio Hospital-Escola

O atendimento embarcado às comunidades ribeirinhas acontecerá dentro do barco Abaré, com estrutura de atendimento clínico e odontológico, além de acomodações para o grupo de estudantes e professores. A embarcação possuirá tripulação própria. Serão realizados atendimentos de uma comunidade ribeirinha por período. Na impossibilidade de utilização do barco ABARÉ, o deslocamento será realizado diariamente em embarcações pequenas destinadas exclusivamente ao transporte. dos missionários.

Unidades Básicas de Saúde

Os alunos realizarão atendimentos de atenção primária) com os professores, junto às equipes de saúde,  conforme a demanda por eles estabelecida. Na rotação das UBS realizarão também atividade de educação em saúde nas escolas municipais de Belterra e utilizarão também, fitoterapia e Práticas Integrativas Complementares nos atendimentos à população.

Hospital Municipal de Belterra

Os alunos realizarão atendimentos de especialidades clínicas  com os professores, junto às equipes de saúde,  conforme a demanda por eles estabelecida. E por meio de Telemedicina (Saúde Digital), com ferramentas como o Prontlife e o TeleLaudo (DASA). Serão utilizadas, caso necessário, fitoterápicos e Práticas Integrativas Complementares juntamente ao atendimento especializado.

Parceiros